Páginas

domingo, 30 de outubro de 2011

A tragédia em Angra dos Reis

No reveillon de 2010 53 pessoas morreram vitimas do deslizamento em vária regiões de Angra dos Reis, no sul fluminense. Uma pousada foi soterrada na Enseada do Bananal em Ilha Grande, até hoje acidade tenta se recuprar dos estragos.
No morro da Carioca, 2º local mais atingido com 21 mortes, da pará se observar o atraso na constução de um muro de contenção. As obras deveriam ter terminado no final do ano passado.
A tragédia no 1 dia de janeiro de 2010 deixou evidente a consequencia da ocupação irregular n o municipio.De acordo com levantamendo do poder público, o prejuizoou ficoum em R$ 440 milhoes, e dos R$ 80 milhoes prometidos para a primeira etapa das obras, o governo do Estado disponibilizou apenas 30.
Dos 130 bairros do municipio 75 tiveram ao longo do ano passado inundações, ou deslizamento de terra. Foram 563 demolições.
No Bananal, ponto aonde ocorreu grande números de mortos em Angra, oque se vê hoje é muito parecido com o oque ocorreu no 1ª dia de 2010.Só a vegetação é que cobriu grande parte da área onde o correu op deslizamento de terra.
O turismo que é a principal fonte de renda da comunida também foi prjudicada. As seis pousadas da praia tiveram oacupação baixa durante todo o ano passado(2010)
A Prefeitura de Angra dos Reis está construindo apartamentos de cerca de 50 metros quadrados para moradores que tiveram casas destruidas e ou inteditadas.Ouytras 50 familias que não vão para esses imóveis, dverão receber indenizaçõa segundo a prefeitura .

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Eventos Históricos

1502 - Chegada da expedição portuguesa de Gonçalo Coelho
1532 - A expedição colonizadora portuguesa de Martim Afonso de Sousa passou por Angra dos Reis. 1552 - Hans Staden, aventureiro alemão, visita a aldeia tupinambá de Ariró1556 - Fundação do   povoado pelos filhos do capitão-mor Antônio de Oliveira
1559 - Colonização da Ilha Grande pelo doutor Vicente da Fonseca
1560 - O governo da metrópole reconheceu o povoado
1593 - Criação da paróquia dos Santos Reis Magos da Ilha Grande por Carta Régia de Filipe I de Portugal e II de Espanha.
1608 - Elevação da paróquia à categoria de vila, chamada vila da Ilha Grande
1632 - Imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou em Angra dos Reis e tornou-se a padroeira da cidade .
1835 - Em 28 de março, a vila da Ilha Grande foi elevada à categoria de cidade pela lei provincial número seis com a denominação de Angra dos Reis
1871 - Construção do paço Municipal (atual prefeitura)
1959 - Fundação da Verolme Estaleiros reunidos pelo empresário neerlandês Cornelis Verolme.
1972 - Construção da usina Angra I e abertura da rodovia Rio-Santos.
1977 - Inauguração do terminal petrolífero da Baía da Ilha Grande.
1985 - Construção da usina Angra II
1993 - Os índios guaranis procedentes do estado de Santa Catarina conseguem a regularização da Aldeia Bracuí, nos arredores de Angra dos Reis.
2002 - Deslizamento de terra e inundações atingiram a cidade, deixando, aproximadamente, trinta mortos.
2010 - Maior desastre natural registrado na cidade desde o descobrimento pelos portugueses deixou 55 mortos em desabamentos e desmoronamentos de terra devido às chuvas fortes e de longa duração.

Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Angra_dos_Reis#Cronologia_de_eventos_hist.C3.B3ricos

Usinas Nucleares de Angra dos Reis

Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (Usina nuclear de Angra dos Reis)
A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto é formada pelo conjunto das usinas nucleares Angra 1, Angra 2 e Angra 3, sendo o resultado de um longo Programa nuclear brasileiro que remonta à década de 1950 com a criação do CNPq liderado na época principalmente pela figura do Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva.
Localização
A Central Nuclear Almirante Álvaro ALberto (CNAA) está localizada às margens da rodovia Rio-Santos, na praia de Itaorna, aproximadamente a meio caminho entre os centros dos municípios de Angra dos Reis e Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. As razões determinantes dessa localização foram a proximidade dos 3 principais centros de carga do Sistema Elétrico Brasileiro (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro), a necessária proximidade do mar, e a facilidade de acesso para os componentes pesados.
A interligação elétrica da usina ao sistema elétrico é feita por linhas de transmissão em 500kV para as subestações de Tijuco Preto (SP) e Adrianópolis (RJ). Uma interligação em 138 kV existe para alimentar os sistemas da usina nos períodos de parada.
Instalações
Além das usinas de Angra 1 e 2, e das obras da Usina de Angra 3, a área da Central abriga ainda 2 subestações elétricas (138 e 500 kV) operadas por Furnas Centrais Elétricas S.A., os depósitos de armazenamento de rejeitos de baixa e média atividade, e diversas istalações auxiliares (prédios de engenharia, almoxarifados, etc).
A potência total das usinas é de 2007 MW, dos quais 657MW em Angra 1 e 1350MW em Angra 2. Adicionalmente está em construção a usina nuclear de Angra 3, com capacidade idêntica a Angra 2 e entrada em operação prevista para 2014.
Nas cercanias da Central existem ainda as vilas residenciais de Praia Brava e Mambucaba, que abrigam os operadores das usinas além de laboratórios de monitoração ambiental, centros de treinamento e hospitais.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Central_Nuclear_Almirante_%C3%81lvaro_Alberto

Angra Dos Reis

Angra dos Reis é um município brasileiro situado no oeste do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma altitude média de seis metros e possui, em seu litoral, 365 ilhas. Antes da chegada dos europeus, era habitada por tribos indígenas tupinambás. Foi descoberta pelos portugueses em 6 de janeiro de 1502, mas colonizada pelos mesmos apenas a partir de 1556. Sua população, aferida em 1° de julho de 2009, era de 168 664 habitantes.
Possui uma área de 816,3 km². Os municípios limítrofes são Paraty, Rio Claro e Mangaratiba no território fluminense e Bananal e São José do Barreiro
no lado paulista.

Sua importância atual se dá pelo fato de ter, como instalação subordinada, o terminal marítimo da Baía da Ilha Grande (TEBIG), da Petrobras. O terminal movimenta grandes quantidades de petróleo e posiciona o porto de Angra como um dos mais movimentados do país.
Hoje em dia, devido à beleza de suas praias e das regiões próximas, Angra virou ponto forte do turismo não só estadual, mas também nacional. Possui mais de trezentas ilhas, muitas delas tendo por donos celebridades nacionais e internacionais, sendo a maior de todas denominada de ilha Grande.
A maior parte da cidade é cercada por morros, o que contribuiu para que, no início de 2010, várias residências e pousadas sofressem com os efeitos de deslizamentos principalmente em ilha Grande.

Origem do Nome
Uma expedição portuguesa comandada por Gonçalo Coelho, chegou, em 6
de Janeiro de1502, a uma baía ou angra que a todos encantou. Batizaram-na, então, de angra dos Reis, em homenagem à visita dos Três Reis Magos ,o menino Jesus, que era comemorada nesse dia.

Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Angra_dos_Reis#Origem_do_nome

Cultura

Embora mais lembrada por suas ilhas e pela beleza natural, Angra dos Reis possui um rico acervo patrimonial, com inúmeros prédios tombados pelo IPHAN. Seu conjunto arquitetônico é composto por grandes sobrados coloniais, como a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis e edifícios religiosos, como a igreja de Santa Luzia e a igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, assim como as ruínas do convento de São Bernardinho de Sena e o convento do Carmo de Angra dos Reis. Na igreja de Nossa Senhora da Lapa, de 1752, funciona um museu de arte sacra com rico acervo.
A origem do nome se explica por seus descobridores terem chegado àquela região no dia 6 de janeiro de 1502, ou seja, dia de reis. Na língua portuguesa, angra designa uma enseada largamente aberta, com costas próximas e altas. Desta forma, ficou designada com o nome de Angra dos Reis.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Angra_dos_Reis#Cultura

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Segurança pública e civil

Polícia Militar
O policiamento ostensivo da cidade está a cargo da 2ª Companhia do 33º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (33º BPM/2ª Cia), com sede no bairro da Jacuecanga, contando o município com cinco Destacamentos de Policiamento Ostensivos nos bairros da Monsuaba, Jacuecanga (sede da Companhia), Balneário, Frade e Serra D'Àgua, à beira da RJ -155, além de um pelotão responsável pelo policiamento da Ilha Grande, cuja sede está no DPO na Vila do Abraão.
A sede do 33º BPM, cuja área de responsabilidade cobre ainda os municípios de Mangaratiba, Paraty e Rio Claro, localiza-se no distrito de Manbucaba.

Polícia Civil
A responsabilidade pela polícia judiciária no município fica a cargo da 166ª Delegacia de Polícia civil, localizada no Centro da cidade, onde também se situa a 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (8ª CRPI), à qual se subordinam, ainda, as delegacias dos municípios de Mangaratiba, Paraty e Rio Claro.

Corpo de Bombeiros Militar
As atividades de defesa civil, combates à incêndio e resgate desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros
Militar do Estado do Rio de Janeiro em Angra dos Reis é de responsabilidade do 10º Grupamento de Bombeiros Militar, situado no bairro Parque das Palmeiras e que possui um destacamento no bairro do Frade e outro na Vila do Abraão, na Ilha Grande. Esse GBM é responsável, ainda, pelos municípios de Mangaratiba e de Itaguaí.

Defesa Civil Municipal
A prefeitura também possui uma equipe de Defesa Civil, para monitoramento e auxílio da população em caso de desastres naturais que conta com postos avançados espalhados em alguns distrtos.

Fonta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Angra_dos_reis#Geografia

Esporte

O município tem uma agremiação esportiva de futebol com o seu nome, o Angra dos Reis Esporte Clube. O time foi Campeão Estadual da Terceira divisão, em 1999 e Vice- Campeão Estadual da Segunda divisão em 2003.
Taça aniversário da cidade
A Taça Aniversário da Cidade é um evento tradicional que acontece todo mês de janeiro. Tem como finalidade estimular a prática desportiva, proporcionar momentos de lazer viabilizando o entretenimento da população e o intercâmbio esportivo com atletas de renome no cenário esportivo do Estado.


Fonte :http://pt.wikipedia.org/wiki/Angra_dos_reis#Geografia

Transporte

O município conta com um importante Porto. No século XIX, chegou a ser o segundo maior porto do país, responsável pelo escoamento de grande parte da produção de café do vale do Rio Paraíba do Sul.
A cidade conta com uma empresa de transporte público, a Senhor do Bonfim. Há também o serviço intermunicipal, que conta com a Costa Verde (Rio de janeiro, Nova Iguaçu, Campo Grande e Niteroi), a Colitur (Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Barra do Piraí, Valença e Rio Claro), a Útil (Belo Horizonte, Juíz de Fora, Barbacena etc.) e a Reunidas Paulista (São Paulo e São José dos Campos - via Caraguatatuba).
Os táxis da cidade ficam espalhados em cinco pontos na cidade.


Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Angra_dos_reis

Economia

As usinas nucleares da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto situam-se em Angra dos Reis, no distrito de Cunhambebe e são responsáveis pelo fornecimento de grande parte da energia elétrica consumida no estado do Rio de Janeiro.
As atividades econômicas giram em torno da pesca, de atividades portuárias, da geração de energia nas usinas Angra 1 e Angra 2, de comércio e de serviços, da indústria naval — estaleiro Keppel Fels, antigo Verolme — e também do turismo, em suas praias, ilhas e locais de mergulho submarino, principalmente na Ilha Grande.
A cidade conta as principais redes do varejo, como Casas Bahia, Ponto frio, Casa e Video, Lojas Cem, Lojas Americanas, entre outros. Angra possui dois shoppings, o maior deles, o Shopping Piratas
Mall com quatro lojas âncoras e em breve 2 salas de cinema 3D e o Angra Shopping, com uma loja âncora e duas salas de cinema.

fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Angra_dos_reis

Postado por Pâmella Vargas

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sociedade Angrense de Proteção Ecológica

Surgiu na cidade de Angra dos Reis na década de 1970, participou ativamente de protestos contra a instalação das usinas nucleares em Angra dos Reis.
Atuou no fomento a atividades culturais na região e empreendeu um movimento significativo em defesa do seu patrimônio historico e cultural. Uma de suas grandes vitórias se deu ao conseguir o tombamento de vários edifícios históricos da cidade de Angra dos Reis e a continuidade das ações de preservação em torno do patrimônio edificado alvo de tombamento nas décadas anteriores.
Alguns de seus líderes e participantes vieram a ocupar posição de destaque no cenário cultural do sul-fluminense, principalmente com a chegada do Partido dos trabalhadores ao governo municipal de Angra dos Reis em 1990.
Na década de 1990 promoveu importantes debates acerca da gravidade dos acidentes no terminal marítimo de petróleo (TEBIG) instalado em Angra pela Petrobras na década de 1970.
Como resultado de suas ações podemos citar: implementação de um plano de evacuação em emergência para a área de abrangência das usinas nucleares; ampliação da discussão em torno da expansão do programa nuclear brasileiro; preservação do patrimônio histórico edificado em Angra dos Reis e Manbucada; tombamento e desapropriação pelo município do sobrado que se tornou sede da Casa de Cultura de Angra dos Reis; várias ações de vulto em torno da proteção ambiental da região: acidentes com petroleiros, ocupação irregular do solo, incremento da atividade turística, ocupação do espaço urbano; fomento a valorização do teatro de rua e festas locais, como destaque para a Festa do Divino.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_Angrense_de_Prote%C3%A7%C3%A3o_Ecol%C3%B3gica

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pontos Turísticos de Angra Dos Reis


Praia Vermelha



Lugar de belíssima paisagem, excelente lugar para a prática de mergulho. Além, é claro, de poder observar de perto navios afundados. O acesso à praia é feito através de uma escada de pedras.

Praia do Aventureiro



É uma praia isolada da Ilha Grande, é um excelente lugar para tomar banho de mar, além de ter uma paisagem belíssima.

Praia das Éguas



Com águas verdes, transparentes e mornas, suas areias são finas e escuras. É um lugar de beleza marcante e exótica.

Ilha da Gipóia



De vegetação densa, apresenta poucas praias. Suas águas são azuis, sua beleza encanta todos que a visita.

Ilha de Cataguás



É uma área de lazer, propícia para a prática de esportes náuticos, muito procurada nos fins de semana e feriados.


Fonte: http://cidadebrasileira.brasilescola.com/rio-janeiro/pontos-turisticos-angra-dos-reis.htm